UNIVERSIDADE SÃO PAULO - USP

ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ - ESALQ

DEPTO. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

QUESTIONÁRIOS DE BIOQUÍMICA

 

 

Prof. Dr. LUIZ ANTONIO GALLO

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Feliz Natal a todos nossos alunos e um ótimo 2013

Prof. Gallo

 

 

 

QUESTIONÁRIO 1

 

ASSUNTO:   CARBODRATOS E LIPIDEOS

 

1.Defina ligação hemicetal demonstrando um exemplo através de uma cetose e uma aldose (ciclo hexose).

 

2.Escreva a fórmula cíclica (projeção) dos principais monossacarideos (hexoses). Considere as posições D,L, a e b

 

3.A molécula de D-b- glicose difere em que de uma molécula de D- a-glucose?

 

4.Explique resumidamente: (1) Como se faz a numeração da cadeia de um monossacarídeo; (2) Diferencie posição D,L,(+) e (—),

5.Escreva as fórmulas de: sacarose, maltose, lactose e celobiose.

 

6.O que são ligações glicosídicas dos tipos a ( a 1,4) e a (b 1,4)?

 

7.Diferencie os polissacarideos amido, glicogênio e celulose quanto às ligações glicosídicas.

 

Esquematize as três macromoléculas e fale de suas funções.

8.Como se dividem os polissacarideos? Dê exemplos.

 

9.O que são dextranas, frutanas e hemicelulose?

 

10.O que são N-glicosideos, o-metílicos, açúcares-alcoóis e amino-açúcares

 

111. Citar as funções dos lipídeos nos seres vivos.

 

12.Qual a importância do índice de saponificação e índice de iodo (em relação ao peso molecular e grau de insaturação) nos ácidos graxos , gorduras e óleos.

 

13.Escreva a relação entre ponto de fusão e solubilidade quanto ao peso molecular, estrutura e grau de insaturação de lipídeos.

 

14.O que ocorre na rancificação oxidativa? Qual o papel dos antioxidantes? Cite exemplos.

 

15.Citar as características necessárias para que uma molécula funcione como sabão ou detergente.

 

16.Quais os componentes estruturais de uma cera e o tipo de ligação entre elas?

 

17.Que são ácidos graxos saturados, insaturados e poliinsaturados?. Dê exemplos.

 

18.Quais as funções dos triglicerídeos? Que tipo de ligação existe?

 

19.Qual a função dos fosfolipideos? Escreva um exemplo, dando sua importância.

 

20.Testosterona e Progesterona pertencem a que classe de lipideos? Porque?

 

 

 

 

 

QUESTIONARIO 2

 

1.     Escreva as classificações dos aminoácidos de acordo com a cadeia

lateral.

2.    Cite dois exemplos de cada classe

3.    Escrever a reação entre dois aminoacido, identificando a ligação peptidica.

4.    Explicar o que significa ponto isoelétrico de um aminoácido.

5.    Representar a ligação peptidica.

6.    O que vem a ser a estrutura primaria, secundaria, terciária e quaternária de uma proteína?

7.    Citar os tipos de ligação responsáveis pelas estruturas secundaria e terciária da proteína

8.    O que vem a ser desnaturação de uma proteína, e que agentes causam esta desnaturação?

9.    Definir proteína simples e conjugada. De exemplos.

10. O que vem a ser velocidade de uma reação enzimática?

11. Qual a explicação de Michaelis Mentem para o modo de ação de uma enzima?

12. Qual o conceito de”sitio ativo’?

13. Escreva graficamente a comparação entre as energias de ligação de uma reação catalisada e uma reação não catalisada.

14. Que vem a ser inibidor competitivo e não competitivo?

15. O que é uma enzima alosterica?

16. Qual o efeito da temperatura em uma reação enzimática?

17. Qual o efeito do pH em uma reação enzimática?

18. Que é cofator enzimático?

19. O que são coenzimas ? de exemplos.

 

20. Escreva graficamente a comparação entre as energias de ativação de uma reação catalisada e de uma reação não catalisada.

21. Qual o conceito de “sitio ativo”?

22. Qual o significado da constante de Michaelis e Menten?

 

 

QUESTIONARIO 3

 

1.    O que é glicólise?

2.    Localização celular da glicólise.

3.    Qual a relação entre insulina e glicólise?

4.    A frutose pode ser utilizada na glicõlise?

5.    A aldolase apresenta K-equilibrio 9 x 104. Porém na célula a reação se desloca no sentido da degradação da frutose. Por quê?

6.    Qual o efeito da adrenalina sobre a glicólise?

7.    Explicar o balanço de ATP no processo da glicólise.

 

8.    Qual a relação entre abate de animais e descanso?

 

9.    0 que significa formação de ATP a nível de substrato?

 

10. 0 que é gluconeogênese?

11. Qual a importância da gluconeogenese?

 

12. Como pode ser utilizada a fermentação alcoólica para a produção de glicerol?

13. Quais as diferenças entre glicólise e fermentação alcoólica?

14. Destacar a importância da nicotinamida (vit. do complexo B) na glicólise.

15.  Qual a importância do ciclo das pentoses?

16. Qual a localização celular do ciclo das pentoses.

 

17. No que consiste o ciclo das pentoses?

 

18.  Comparar glicólise com ciclo das pentoses.

19. Destacar a importância de elementos minerais no ciclo das pentoses.

 

20. Como você pode determinar, na prática, se um tecido está realizando glicólise ou ciclo das pentoses?

 

21. Porque há necessidade do ciclo de Krebs para a oxidação do acetil-CoA?

 

22.  Quais os produtos do ciclo de Krebs?

 

23. Quais são as enzimas regulatórias do ciclo de Krebs?

 

24. Qual o significado do ciclo de Krebs?

 

25. Quais os inibidores do ciclo?

 

26. Que significa cadeia respiratória?

 

27. Qual a produção de ATP através da oxidação total de uma molécula de glicose?

 

28. Quais os venenos respiratórios?

 

29. Que composto é o último aceptor de eletrons na cadeia respiratória?

 

30. Qual a diferença entre ATP e GTP ?

 

 

 

 

QUESTIONARIO 4 (GLICÓLISE, CICLO DE KREBS E CADEIA RESPIRATORIA)

 

1.    Em que região da célula se processa a glicólise e qual a sua finalidade?

2.    O que vem a ser “balanço de coenzimas” e por que ele é nulo em anaerobiose?

3.    Quais os substratos e os produtos do metabolismo anaeróbico dos carboidratos?

4.    Qual o rendimento energético obtido por uma célula muscular ao degradar anaerobicamente a glicose? Por que este rendimento é superior quando se utiliza glicogênio como substrato? Dados:

ATP                                                  ADP  + Pi;    (AG=-8.000 cal/mol)
C6H1206                                         2C3H603      (AG=-47 .000cal/mol)

 

5.    O que vem a ser “malte” e qual a sua função na produção de etanol a partir de cereais?

6.    Qual a vantagem do abate de animais descansados à luz do metabolismo anaeróbico nas células musculares?

7.    Em que se fundamenta a conservação de alimentos (coalhadas, iogurtes, ensilagem, picles, etc.) ao se propiciar a fermentação lática?

8.    Quais as funções do Ciclo de Krebs? Onde ele se processa?

9.    1O.Quais as funções da Cadeira Respiratória? Onde ela se processa e

por que a mesma está acoplada ao Ciclo de Krebs?

10. Qual a diferença entre “veneno respiratório” e “desacoplador da fosforilaçâo oxidativa”?

11. Qual a diferença entre “fosforilação oxidativa” e “fosforilação ao nível de substrato”? Qual a mais significativa em condições de aerobiose, por que?

12. Qual o rendimento energético obtido por uma célula ao oxidar completamente a molécula de glicose? Quantos ATPs são produzidos pela fosforilação oxidativa e quantos pela fosforilação ao nível de substrato? Dados:

 

       C6H1206                                                 C02 + H2O ; (D G°=-686.000 cal/moI)

 

13. Quantos ATPs são produzidos pela combustão biológica completa do acetil-CoA, piruvato, lactato e etanol?

14. Qual a vantagem da membrana interna da mitocôndria se apresentar enrugada?

15. Como se explica a ação tóxica do flúor acetato (principio tóxico de algumas plantas) sobre o Ciclo de Krebs?

16. Como se explica a ação tóxica do cianeto na Cadeia Respiratória?

 

 

 

QUESTIONÁRIO 5: VIA PENTOSE FOSFATO, METABOLISMO DOS

TRIGLICERIDIOS, METABOLISMO DEGRADAT1VO DAS PROTEINAS E

AMINOÁCIDOS E EXCREÇÃO DO NITROGÊNIO.

 

1.    Cite duas diferenças e duas semelhanças entre glicólise e via pentose fosfato.

2.    Quais as finalidades da via pentose fosfato e em que região da célula ela opera?

3.    Comparando-se as glândulas mamárias e o músculo esquelético em quais desses tecidos predomina a via pentose fosfato? Justifique. idem para os tecidos vegetais jovens e maduros.

4.    Qual a importância energética quantitativa e qualitativa dos triglicerídios de nossa dieta?

5.    O que resulta da beta-oxidação dos ácidos graxos? Onde ela se processa e quais os destinos dos seus produtos?

6.    Quantos ATPs seriam obtidos por uma célula ao oxidar completamente o triglicerídio abaixo estruturado?

 

CH2- O - CO - (CH2)13- CH3

 


CH-O-CO-(CH2)14-CH3

 


CH2- O-CO - (CH2) 14- CH3

 

7.    Como a célula efetua a dessaturação dos ácidos graxos? Como ela está relacionada com a aclimatação de certas plantas em ambientes mais frio?

8.    Por que as proteínas devem estar presentes em nossa dieta? Podem elas, e como, atender a demanda energética de nosso organismo?

9.    O que vem a ser aminoácido essencial? Cite 3 deles para o homem.

10. 0 que vem a ser balanço nítrogenado? Por que ele é nulo em animais adultos e negativo quando de uma dieta deficiente em aminoácidos essenciais?

11.  O que vem a ser reação de transaminação? Cite uma delas e comente a sua importância. Idem para reação de descarboxilação de aminoácido.

12.  Quais as formas nitrogenadas de excreção utilizadas pelos organismos animais? Que propriedades de solubilidade e toxidez apresentam?

13.  Por que a uréia é a forma nitrogenada de excreção mais adequada para os mamíferos? Idem quanto ao ácido úrico para as aves.

14.  Por que animais com habilidade metabólica para excreção de uréia ou ácido úrico voltam a excretar nitrogênio amoniacal quando em ambiente com grande disponibilidade de água?

 

           

QUESTIONÁRIO 6 : INTEGRAÇÃO DO METABOLISMO, REGULAÇÃO METABÓLICA, FOTOSSINTESE E CICLO DO NITROGÊNIO


1.Quais são as etapas (fases) pelas quais passam polissacarídios,
triglicerídios e proteínas para atender à demanda de energia (ATP) por
parte da célula?
2.Com que eficiência é aprisionada a energia das ligações ésteres, 
glicosídicas e peptídicas na fase de hidrólise dos alimentos?
3.Quais são os 3 compostos chaves do metabolismo degradativo dos carboidratos, lipídios e proteínas? Quais os seus destinos?
4.Esquematize a formação de triglicerídio a partir de carboidrato.

5. Esquematize a formação dos ácidos glutâmico, aspártico e alanina a partir de uréia e açúcar de melaço no rumen bovino. Porque a uréia tem que ser fornecida juntamente com uma forma facilmente metabolizável de açúcar?

6.O que vem a ser “aminoacido glicogênico”? Cite 3 deles. Qual a importância deste fato para o metabolismo animal?

7. O que vem a ser “corpos cetônicos” e como são formados em nosso organismo? Em que condições fisiológicas tais compostos se mostram com conteúdos mais elevados na urina e no sangue?

8.Podem os triglicerídios ser convertidos em açúcar no organismo animal? Por que?

9.O que vem a ser “Ciclo do Glioxilato”? Em que organismos ocorre e

qual a sua função bioquímica? Porque tal ciclo é particularmente ativo

durante a germinação de sementes oleaginosas?

10.0 que vem a ser “Efeito Pasteur” e como ele é explicado bioquímicamente?

11.Por que uma adubação nitrogenada excessiva por acarretar o “acamamento” em certas culturas?

12.Como o excesso de amônia pode comprometer o metabolismo das células nervosas (cérebro) levando ao coma cerebral? Como a intoxicação com etanol leva ao mesmo quadro clínico?

13.Quais os eventos que dependem e quais os que não dependem da luz quanto à formação de glicose por uma planta fotossintetizadora?

15.Por que as luzes de comprimentos de onde de 450 e 650 nm são mais eficientes para a realização de fotossíntese pelas plantas superiores?

16.Quais as funções dos carotenóides no processo fotossintético conduzido pelas plantas?

17.Como se explicam a essencialidade do Cl, Mn e Mg para o processo fotossintético?

1 8.Como são estruturados os sistemas de pigmentos para a captação da energia radiante para a condução da fotossíntese?

19.Qual a função da água no processo fotossíntético?

20. 0 que fica demonstrado quando se observa a redução do 2,6-diclorofenolindofenol por cloroplastos iluminados (reação de Hill)?

21. 0 que vem a ser “foto-redução do NADP + e “fotofosforilação do  ADP”?

22.  Qual o primeiro composto formado pela assimilação do CO2 mediante a via C-3 de fixação? Idem para a via C-4. Quais as enzimas envolvidas nesta etapa e suas afinidades para com o CO2?

23.Que adaptações ocorreram nas crassuláceas que lhes permitem a sobrevivência em ambientes quentes e áridos?

24.0 que vem a ser “fotorrespiração”? Qual o seu substrato e porque é pouco intensa nas plantas C-4? Qual a importância da luz e do 02 neste processo?

25.Cite 4 diferenças entre plantas C-3 e C-4 (exceto foto-respiração).

26.Por que as plantas C-4 são menos exigentes em nitrogênio quando comparadas com as C-3?

27.Porque as plantas C-4 fazem fotossíntese com boa eficiência mesmo em temperaturas mais elevadas?

28. Porque a fotossíntese nas plantas C-4 não atinge a saturação mesmo com grande intensidade luminosa?

29.0 que vem a ser “ponto de compensação” e por que é menor para as plantas C-4?

30.Porque o nitrato é a forma nitrogenada mais abundante no solo? Existiria alguma vantagem para as plantas?

31 .Como os herbicidas que bloqueiam o transporte de elétrons no processo fotossintético matam a planta?

32.0 que vem a ser “redução do nitrato”? Quais as participações do ferro e molibdênio neste processo?

33.0 que vem a ser “fixação do nitrogênio”? Quais as modalidades de fixação do N ?

34. 0 que vem a ser “assimilação da amônia” e quais a vias metabólcas envolvidas?

35. 0 que vem a ser “nitrificação” e qual a importância agronômica para essa transformação?

36.0 que vem a ser “desnitrificação”? Que organismo está envolvido e com que objetivo tal processo é conduzido?

37.Como que os herbicidas ‘que bloqueiam o transporte de elétrons na

fase luminosa da fotossíntese (2,4-DNP e DCMU) matam a planta?