Página Inicial
O Programa
Admissão
Disciplinas
Linhas de Pesquisa
Corpo Docente
Mestrandos
Doutorandos
Seminários
Download
Contato

Pós-Graduação - ESALQ/USP

O PROGRAMA

OBJETIVO

   O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Área de Concentração: "Genética e Melhoramento de Plantas" é desenvolvido sob a responsabilidade do Departamento de Genética da ESALQ/USP, e tem por objetivo a formação de docentes, pesquisadores e profissionais, nos cursos de mestrado e doutorado.

   Ao programa podem se candidatar engenheiros agrônomos e outros profissionais portadores de diploma universitário que desenvolvam atividades relacionadas com a Genética.

   Até 31/12/2002 foram formados 379 mestres e 264 doutores.

HISTÓRICO

   O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Área de Concentração: "Genética e Melhoramento de Plantas" (PPG-GMP) da ESALQ/USP iniciou em 1964 (nível Mestrado), sendo, portanto, um dos pioneiros no país. Poucos anos depois (1970) foi criado o curso de doutorado. Devido a esse pioneirismo, a maioria das instituições públicas e privadas do país tem o seu quadro de docentes e pesquisadores compostos por egressos do programa. A tradição do Programa foi conquistada ao longo dos anos e se deve à competência e atuação de seu corpo docente nas áreas de Genética e de Melhoramento.

   Na década de 90, a incorporação de novas abordagens e métodos celulares e moleculares de apoio ao melhoramento permitiu avanços na pesquisa desenvolvida pelo grupo. Assim, a proposta do Programa passou a incluir a linha de pesquisa "Genética Fisiológica e Bioquímica, Biologia Celular e Molecular de Plantas", na qual atuam quatro docentes. Também foram incorporadas metodologias de genética molecular em apoio à pesquisa em Genética Quantitativa e Melhoramento. Hoje, o espectro de pesquisa abrange projetos como "Genoma funcional" (Xylella), "Transcriptoma da cana-de-açúcar" e "Biota", há docentes envolvidos na produção de plantas transgênicas, com objetivos diversos, ou trabalhando na busca, identificação e mapeamento de locos controladores de características de herança complexa (denominados QTLs e QRLs), em paralelo à geração de materiais genéticos, alvos de estudos avançados de genética quantitativa e biometria aplicada. Considere-se ainda a existência de programas consolidados de melhoramento de milho e soja. Da mesma forma, progridem os estudos em genética microbiana, com enfoque clássico e molecular, de citogenética vegetal e de dinâmica evolutiva de populações de arroz e mandioca.

Atualiz.: 19/Mai/2003 - SIA/LGN/ESALQ/USP