Introdução


Nota sobre os conteúdos

Olá!

      A mecânica dos fluídos é a ciência que trata dos princípios e leis que regem o comportamento dos fluídos, seja em repouso, através das leis da hidrostática, quer em movimento, mediante as leis da hidrodinâmica. O seu conhecimento é, portanto, essencial para que se possa condicionar esse comportamento através de normas técnicas da engenharia.

      A hidráulica é o ramo da engenharia que se preocupa basicamente em captar, controlar, conduzir, elevar e armazenar a água, exercendo assim um controle ou uma utilização da mesma aplicando as leis da mecânica dos fluídos. O manejo da água será bem sucedido desde que o engenheiro possa planejar, projetar, dimensionar, construir e operar estruturas hidráulicas apropriadas. Sendo assim, a Hidráulica é um ramo da física imprescindível para as engenharias - tais como agrícola, agronômica, civil, hidrossanitária, etc.

      Este livro foi pensado para ser um material de auxílio simples, voltado específicamente para o curso de Agronomia, Engenharia Agrícola, e áreas afins, sendo acessível a todos. Os exercícios e exemplos são de fácil compreensão e voltados para problemas de hidráulica aplicados à área agrícola. O aluno pode baixar as resoluções de alguns exercícios em Lista>Exercícios>Resolução, mediante uma margem de acerto igual ou acima de 70% sob os testes realizados no fim de cada tópico pertinente ao seu dado capítulo.

      Para começar sua navegação, observe os links no cabeçalho. 
      Esperamos que façam um bom estudo!

Os autores   

Conteúdo

      O programa da disciplina abrange os seguintes conteúdos, dispostos e abordados neste livro eletrônico:

a. Propriedades físicas dos fluidos e sistema de unidades
b. Hidrostática (Estática dos fluidos); estudo das pressões nos fluidos; estudo das forças atuantes sobre superfícies imersas;
c. Hidrodinâmica (Dinâmica dos fluidos); teorema de Bernoulli e suas aplicações nos escoamentos dos fluidos;
d. Condutos forçados (tubulações); propriedades e perdas de carga; adutoras por gravidade; sistemas de saída única e de múltiplas saídas; dimensionamentos.
e. Bombas hidráulicas; tipos, classificação e princípio de funcionamento; curvas características; NPSH; variação de condições de operação; dimensionamentos.
f. Sistemas de recalque; alturas geométricas e manométricas; perdas de carga; golpe de aríete e segurança de sistemas; acessórios; operação; dimensionamento.
g. Hidrometria; estudo dos principais métodos e instrumentos utilizados para medidas de velocidade e de vazão em cursos de água (córregos, rios, canais etc.).
h. Condutos livres (canais); propriedades e dimensionamento.