

No próximo dia 24 de março, a partir das 13h30, será realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) a audiência pública da terceira revisão do Plano Diretor Ambiental e Físico do campus “Luiz de Queiroz”. O evento é aberto a todos os interessados e acontecerá no anfiteatro “Urgel de Almeida Lima” (Jumbão)
O encontro constitui-se como um espaço de participação da comunidade para apresentar os avanços e desafios relacionados ao planejamento ambiental e físico do campus “Luiz de Queiroz” e acolher sugestões da comunidade para aprimoramento das diretrizes para melhoria do campus.
O processo de revisão do Plano Diretor teve a duração de cerca de um ano e contou com a participação de dezenas de membros da comunidade do campus, estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, dentre diversos coladoradores.
Ao todo foram elaboradas quarenta e seis diretrizes que serão apresentadas e discutidas com a comunidade durante o evento. O documento completo está disponível em: https://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/ga-documentos
Foi elaborado ainda um versão didática e resumida do documento: https://planodiretorlq.com/pdp
As contribuições/sugestões do documento do Plano Diretor poderão ser enviadas pelo e-mail planod@usp.br ou pelo formulário https://forms.gle/B4YgqTURPcUZLWTu5
Sobre a revisão do Plano Diretor
O Plano Diretor é um importante instrumento de ordenamento ambiental e planejamento para as instituições.
No final de 2023 a SEF – Superintendência do Espaço Físico (SEF) da Universidade de São Paulo (USP) solicitou às prefeiturasas dos campi a revisão dos Planos Diretores, tendo como foco o plano diretor participativo e que integrasse os planos diretores físico e ambiental.
Neste sentido, o Conselho Gestor do campus “Luiz de Queiroz” nomeou, a partir das Comissões e Grupos já existentes e atuantes no campus, as equipes para alavancarem esse processo, que, conforme diretrizes estabelecidas pela SEF, foram revisadas no prazo de um ano.
No caso do campus “Luiz de Queiroz”, já existia o Plano Diretor Socioambiental Participativo, elaborado de forma participativa, e um Plano Diretor Físico, que serão atualizados neste documento. Além dos Grupos de Trabalhos (GTs) já existentes, ainda foram criados outros incorporando-se os GTs sugeridos pela SEF.
A criação deste documento se deu de forma participativa,espera-se que esse processo seja realizado nos princípios de participação, envolvendo a comunidade, valorizando as ações já existentes e fortalecendo o pertencimento da comunidade. O campus já vem, historicamente, atuando com os seguintes GTs e seus respectivos coordenadores:
GT Áreas Verdes e Uso do Solo -– João Carlos T. Mendes-LCF
GT Energia - Prof. Thiago Libório Romanelli/LEB
GT Mobilidade -– Prof. Ciro Abud/LCF
GT Emissões de Gases do Efeito Estufa – Prof. Carlos Eduardo Cerri/LSO
GT Resíduos - Ana Maria Meira/PUSP-LQ/Arthur Roberto Silva-ESALQ/Glauco A. G. Tavares/CENA
GT Fauna – Profa. Kátia M. Ferraz/LCF
GT Água -– Prof. Plinio Camargo/CENA e Prof. Ernani Pinto Junior
GT Sustentabilidade na Administração - Roberta F. Bacha/PUSP-LQ
GT Educação e Percepção Ambiental - Profa. Taciana Savian Vilella/LCE
Com a nova proposta de revisão feita pela SEF, dois novos grupos de trabalho foram constituídos com seus respectivos coordenadores:
GT Convivência, Segurança, Pertencimento e Relação com a Cidade - Vanda Zambello/SVCEX
GT Patrimônio Material, Cultural e Ambiental e Diretrizes Construtivas e Urbanísticas - Valter Antonio Milanez/DVEF
Programação:
13:30 – 14:00: Recepção e café de boas-vindas
14:00 – 14:15: Abertura oficial do evento;
14:15 – 15:15: Apresentação do documento de revisão do Plano Diretor Participativo do campus LQ
15:15 – 16:45: Espaço para perguntas e participação da comunidade
16:45 – 17:00: Encaminhamentos.
Mais informações:
ambiental.lq@usp.br, planod@usp.br | (19) 3429-4181/4121 | www.esalq.usp.br