Jovem cientista da Esalq recebe Prêmio Internacional

Nathalie Pipereds entrega certificado a Gleicy Kelly de Oliveira

Gleicy Kelly de Oliveira, pesquisadora que concluiu seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, recentemente, o prêmio "James E. Irvine Memorial Travel Award".

A premiação ocorreu durante a última edição do International Plant & Animal Genome Conference, evento onde se apresentam pesquisadores nacionais e internacionais que atuam em Genômica e Biotecnologia. O evento científico, cujo prêmio é concedido pelo International Consortium for Sugarcane Biotechnology (ICSB), ocorreu em San Diego, California, entre 13 e 18 de janeiro de 2023.

A cientista, que conduz trabalhos na área de citogenética vegetal particularmente sobre meiose de cana de açúcar, expôs seu trabalho decorrente da sua tese de doutorado, "Pairing investigation and meiotic comparative analysis of Saccharum species, including a modern variety: evidence for peri- and paracentric inversions".

Sobre o trabalho premiado

Coordenado pela profa. Maria Lucia Carneiro Vieira, do Departamento de Genética da Esalq, o estudo apresentado sobre uma cultura de grande importância econômica no Brasil, teve por objetivo investigar o pareamento cromossômico e o entendimento da meiose em cana de açúcar, que é uma planta poliploide, com número elevado de cromossomos.

A principal descoberta deste trabalho é que a despeito da origem da cana, que é um híbrido derivado do cruzamento entre duas espécies, a meiose é regular e como consequência as plantas são férteis.

Além da professora Maria Lucia, são autores os estudantes do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Nina Reis Soares (doutorado em andamento) e Zirlane Portugal da Costa (pós-doutorado em andamento), e o professor do Departamento de Genética da Esalq, Mateus Mondin.

Vale ressaltar que o grupo de estudos coordenado pela professora Maria Lucia é único, atualmente, que têm gerado dados sobre a meiose em cana de açúcar.

Sobre o prêmio

O prêmio James Irvine Travel Award, do ICSB - International Consortium Sugarcane Biotechnology, consiste em um financiamento para participação da conferência com o objetivo de promover o crescimento profissional de jovens cientistas que trabalham com a cana de açúcar no evento Plant and Animals Genome Conference (PAG30) em San Diego, Califórnia. O PAG é um grande e importante evento que reúne cientistas/geneticistas de plantas e animais de todo o mundo.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 13.02.2023