33ª Semana Cultural da Esalq

Para promover a cultura, estimular, desenvolver e divulgar novos talentos, propiciar o enriquecimento cultural e oferecer oportunidades para a comunidade e visitantes vivenciarem diferentes formas de arte e de expressão, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) realizarão, entre 21 e 28 de setembro, a 33ª Semana Cultural da Esalq.

A programação contemplará apresentações musicais, sessão de cinema, Festival de Música Autoral, Falando da Vida e apresentação do Coral USP. As atividades, todas gratuitas, serão realizadas em diversos espaços do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

Festival de Música Autoral (21 e 22/09) - área próxima ao Museu Luiz de Queiroz

O Festival promoverá um intercâmbio entre artistas de diferentes sonoridades e gerações. As dezesseis composições previamente selecionadas por um júri composto por profissionais técnicos renomados, se apresentarão nos dias 21 e 22 de setembro. Esta será uma oportunidade de apoiar os talentos emergentes da música autoral, pois em cada noite do evento, serão apresentadas oito músicas, englobando os gêneros musicais Pop, MPB e Pop Rock.

CINEsalq (24/09) – Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas (17h30)

Divertidamente 2 – A trama segue Riley, uma jovem lidando com as emoções da adolescência, incluindo novos sentimentos como ansiedade, inveja, vergonha e tédio. Uma oportunidade para refletir sobre como nossas emoções afetam nosso cotidiano.

Mostra dos Grupos Musicais (25/09) – Salão Nobre (12h45)

Apresentação de parte do repertório semestral do Coral Luiz de Queiroz, Grupo Vocal Luiz de Queiroz e Orquestra Esalq que ensaiam regularmente. Os grupos são integrados por alunos, funcionários e pessoas da comunidade e estão ligados ao Serviço de Cultura e Extensão da Esalq. A coordenação é da regente e diretora artística, maestrina Cintia Pinotti.

Forró di Casa (25/09) – Centro de Vivência (17h30)

É um quarteto forró pé de serra, formado em 2019, na região de Campinas (SP), com objetivo de contribuir para que a tradição popular, principalmente nordestina, perdure, atravesse gerações e se mantenha forte, contando a história do seu povo. Para isso, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa musical e se dedica a compor canções que retratem o cotidiano, sem se afastar das raízes que deram origem a esse universo cultural. Além da cultura nordestina, o show passeia pela contemporaneidade, fundindo ao forró influências de outras vertentes da música brasileira e mundial, mostrando que a cultura é um elemento vivo e que somos agentes ativos de propagação e transformação da realidade em que vivemos. Forró di Casa é formado por Rafa Virgulino, Mari Vasconcelos, Ramon Del Pino e Ricardo Soares.

Falando da Vida através da Músicas (26/09) – Salão Nobre (17h30)

Uma celebração da vida e das belezas de Piracicaba por meio de canções que falam da amizade, delicadeza, tempo, paz e muito mais. Douglas Simões traz essa relação com as canções que compõe e que expressam o agradecimento ao mundo, às pessoas, à Vida!

Coralusp Grupo Andante (28/09) – Salão Nobre (19h00)

Sob regência de Tiago Pinheiro, o Coral apresentará um concerto com panorama da música coral europeia através dos séculos. Após um entremeio com músicas de tradições afro-diaspóricas pela Américas, chegam ao Brasil com sua musicalidade multi-étnica, indo do canto indígena até o pop, passando pela seara abundante do samba.

Mais informações pelas mídias sociais @SVCEx ESALQ.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 13.09.2024