Fórum Mundial de Alimentação da FAO contou com especialistas da Esalq/USP

Versão para impressãoEnviar por email
Parte da comitiva da USP reunida em Roma (divulgação)

Entre os dias 14 e 18 de outubro, foi realizado em Roma, Itália, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais uma edição do Fórum Mundial da Alimentação 2024. O evento reuniu especialistas do mundo todo em torno do tema “Boa comida para todos, hoje e amanhã”.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) esteve representada na ocasião pela sua diretora, professora Thais Vieira, e pela professora Silvia Miranda, do departamento de Economia, Administração e Sociologia e membro do INCT Combate à Fome.

“Estamos orgulhosos da participação da Universidade de São Paulo no Fórum Mundial da Alimentação deste ano, particularmente no painel “Os desafios da transição dos sistemas agroalimentares em países emergentes: sustentabilidade, resiliência e justiça social”, declarou a dirigente da Esalq. Segundo Thais Vieira, o envolvimento dos docentes da USP foi “um momento chave para discutir caminhos críticos para transformar os sistemas alimentares em economias emergentes, equilibrando sustentabilidade, resiliência e justiça social”.

O painel mencionado pela diretora da Esalq ocorreu no âmbito do INCT Combate à Fome, representado pelos professores Dirce Marchioni, Marcelo Cândido, ambos da Faculdade de Saúde Pública da USP, Silvia Miranda (Esalq) e Antonio M. Saraiva, da Escola Politécnica da USP, Ana Luiza Gomes Domingos, PhD e Daniel Montas.

“O tema de 2024 reflete o nosso papel em formar pessoas e desenvolver pesquisas para garantir o direito humano à alimentação. Contar com especialistas de várias unidades da USP nos estimula a seguir o caminho da transdisciplinaridade frente aos desafios atuais”, frisou Thais Vieira.

Texto: Caio Albuquerque (18/10/2024)