USP lidera ranking da Folha pelo quarto ano seguido

Versão para impressãoEnviar por email

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade de São Paulo lidera o Ranking Universitário Folha (RUF).

No total, o RUF avalia 203 universidades entre públicas e particulares e lista ainda as 40 carreiras mais procuradas no país. Para chegar ao resultado final, são avaliadas as categorias ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Entre as carreiras avaliadas, quatro são diretas ou indiretamente ligadas à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Administração, Agronomia (Engenharia Agronômica), Biologia (Ciências Biológicas) e Economia (Ciências Econômicas), cursos oferecidos no campus da USP em Piracicaba, lideram o ranking.

No RUF 2024, a Universidade de São Paulo se destaca em quatro indicadores, incluindo inovação e internacionalização, exceto no indicador de ensino, onde a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ocupa a liderança.

Para a Folha de São Paulo, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, reforçou que há anos a USP tem feito um esforço muito grande para que a inovação fizesse parte de sua agenda e estivesse presente em todos os seus ambientes. "É cada vez mais clara a importância da interação entre o governo, as empresas, as universidades, os empreendedores e as agências de financiamento de capital de risco para gerar conhecimento e inovação”, complementou o dirigente.

Saiba mais https://ruf.folha.uol.com.br/2024

Texto: Caio Albuquerque (21/10/2024)