Projeto do CRECIN trabalhará saúde mental e bem-estar na comunidade da Esalq

O Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin) está com um novo projeto voltado para a promoção da saúde mental e bem-estar, focado no público interno do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

O projeto denominado “Práticas, oficinas e jogos para promoção do bem-estar e da saúde mental” terá sua primeira atividade na sexta-feira, 25 de outubro, das 13h às 18h, no saguão do Pavilhão da Engenharia com uma série de jogos gigantes, como xadrez, tangram e jogo da velha.

O grupo, que este mês comemora 10 anos de existência, já detém um histórico de práticas e pesquisas relacionadas à utilização de jogos e materiais lúdicos como instrumento de ensino, bem como vem executando e auxiliando em diversos eventos abertos à comunidade externa.

Assim, a partir de outubro, o novo projeto focará na comunidade interna da Esalq, buscando realizar atividades que incentivem o senso de comunidade universitário, a partir de eventos que fomentem a interação, saúde mental e o bem-estar dentro do campus.

Durante 2024, as práticas acontecerão pelo menos uma vez ao mês e contarão com sessões de jogos cooperativos e competitivos, que instigam raciocínio lógico, pensamento crítico e sorte nos dados. Ainda, em 2024, uma atividade de karaokê está sendo planejada para o mês de novembro. A partir de 2025, além das oficinas de jogos, o calendário visará a realização de outras atividades, como corte e costura, culinária, oficina de nós, oficina de artesanato, entre outras.

O projeto é vinculado ao Programa Unificado de Bolsas (PUB), na vertente oferecida pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (PRIP/USP). Também foi pleiteado em um edital de apoio da PRIP para adquirir novos jogos e materiais, que tornarão essa experiência ainda mais rica e divertida.

Para mais informações e atualizações do projeto, acompanhe o CRECIN no Instagram - @crecin.esalq.

Com informações do CRECIN
21/10/2024