Heitor Cantarella será o novo catedrático da Esalq

Heitor Cantarella, atual diretor do Centro de Solos e Pesquisas de Fertilizantes e Diretor Substituto do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), será o 5º Titular da Cátedra Luiz de Queiroz Sistemas Agropecuários Integrados, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A cerimônia de posse será realizada no próximo dia 9, às 16h, no Salão Nobre da Esalq. Na ocasião, ocorrerá apresentação geral das atividades desenvolvidas sob coordenação do 4.o Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Evaldo Ferreira Vilela (Ciclo 2022/2024) e, na sequência, apresentação sobre o tema do Ciclo 2024/2025, “Fontes Sustentáveis de Fertilizantes”.

Para este ciclo na Cátedra, Cantarella afirma que dará especial atenção à educação continuada em fertilizantes e sustentabilidade, aproveitando a experiência e as ações da Esalq/USP no assunto.

“O objetivo será estimular estudantes a aprofundar os conhecimentos sobre o tema, desenvolver pensamento crítico, realizar pesquisas inovadoras em parceria com instituições de ensino e pesquisa, além de empresas da iniciativa privada para se prepararem para um mercado que demandará profissionais altamente qualificados. Fertilizantes e sustentabilidade continuarão a ser assuntos importantes nas próximas décadas, portanto com muitas oportunidades para profissionais com boa formação. Ao mesmo tempo, continuará a haver amplo espaço para atuação em PD&I, em que a Esalq/USP deve assumir papel de destaque”.

Precederam Cantarella como titulares da Cátedra Luiz de Queiroz, Roberto Rodrigues (ciclo 2017/2018), Marcos Sawaya Jank (ciclo 2019/2020), Alysson Paolinelli (ciclo 2020/2022) e Evaldo Vilela (ciclo 2022/2024).

Heitor Cantarella é Engenheiro Agrônomo (UNESP Botucatu), Mestre e Ph.D. pela Iowa State University, EUA. É pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) onde ingressou em 1975. Atualmente, é diretor do Centro de Solos e Pesquisas de Fertilizantes e Diretor Substituto do IAC. Ao longo de sua carreira, Heitor Cantarella tem dado contribuições importantes nas áreas de fertilidade do solo e nutrição de plantas, especialmente em pesquisas com nitrogênio, adubação de culturas agrícolas, eficiência de uso de nutrientes, perdas de amônia, fluxos de gases de efeito estufa na agricultura. Seu trabalho recente foca em sustentabilidade de sistemas agrícolas.

Publicou 209 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais de alto impacto, 108 capítulos e livros, textos para jornais e revistas para o público leigo, textos didáticos e obras para técnicos da área agronômica. Suas pesquisas têm colaborações com pesquisadores do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Reino Unido. Reconhecimentos recentes do novo catedrático incluem os prêmios “Heróis da Revolução Verde Brasileira”, dado pela FAO-Nações Unidas/Andef/Embrapa/ABAG (2015), o Prêmio Pesquisador Sênior em Nutrição de Plantas, do International Plant Nutrition Institute (2016), o Norman Borlaug Award, da International Fertilizer Industry Association (Zurich, 2017), “Lendas da Nutrição de Plantas”, conferido pela Yara (2019) e Medalha Fernando Costa “Destaque Pesquisa 2022”, da AEASP (2023).

Texto: Caio Albuquerque (01/10/2024)